Pesquisar este blog

sábado, 22 de maio de 2010

INSÔNIA SEGUNDO O AYURVEDA


Por Dra. Maria de Fátima Martinhão

Segundo o Ayurveda, a insônia é um sintoma característico de distúrbio nervoso vata, a qual normalmente vem acompanhada de nervosismo, ansiedade, hipersensibilidade, excesso de pensamentos e preocupações. Esse distúrbio do sono compreende três padrões:

- Dificuldade para iniciar o sono.
- Sono superficial ou leve.
- Dificuldade para voltar a dormir ao acordar no meio da noite.

Origem
As causas da insônia estão relacionadas com desequilíbrios nos três doshas (biótipos do Ayurveda):

- Desequilíbrio em vata dosha está relacionado com: estresse, excesso de pensamentos, ingestão de drogas ou estimulantes, excesso de viagens, ansiedade, excesso de trabalho, dieta muito leve com alimentos leves, secos e frios e excesso de estímulos sensoriais.
- Desequilíbrio em pitta dosha está relacionado com: emoções mal resolvidas, desejos descontrolados, consumo excessivo de alimentos quentes e estimulantes e exposição ao calor e ao sol.
- Desequilíbrio em kapha dosha: esse dosha tende mais ao excesso de sono; a insônia pode ocorrer como um distúrbio congestivo que bloqueia os canais mentais.

Consequências
Com o passar do tempo, o insone crônico começa a apresentar sinais e sintomas de degeneração física e nervosa. Esses sintomas diferem de acordo com o dosha, tanto da pessoa (prakrutti) quanto do distúrbio (vikrutti):

- O tipo vata apresentará mais nervosismo, medo, lapsos de memória, ansiedade, emagrecimento e envelhecimento precoce da pele.
- O tipo pitta apresentará mais irritabilidade, ciúmes, raiva e ressentimento.
- O tipo kapha apresentará bloqueios mentais.

Soluções
O tratamento ayurvédico considera sempre o indivíduo em sua integridade física, psíquica, social e espiritual. Desta forma, de acordo com cada desequilíbrio predominante, serão prescritos:

- Ervas.
- Asanas (posturas do Yoga).
- Dieta mais pesada que ajude a assentar com raízes de vegetais, grãos integrais e evitar alimentos muito estimulantes.
- Meditação tranquila antes de dormir para liberar conscientemente as tensões e preocupações. É recomendada a prática de entrega da mente ao divino em completa fé.
- Pranayamas que esfriem o cérebro e diminuam a acidez do organismo como o sitali e o chandra pranayama.
- Prática de mantras de acordo com cada dosha.

Dra. Maria Fátima Martinhão é formada em medicina com residência médica em clínica e patologia clínica. Estuda fitoterapia há 15 anos e Ayurveda há 5. Seus estudos de medicina ayurvédica começaram com o Dr. José Ruguê, seguidos de cursos na Gujarat Ayurveda Universety, especialização em panchakarma em Kerala e aulas particulares com o dr. Vasant Lad.
FONTE: http://yogapelapaz.blogspot.com/2010/03/insonia-segundo-o-ayurveda.html

Nenhum comentário: